• Fora de Estoque

Orixá Oxalá (Médio)

  • Modelo: Orixá médio colorido
Fora de Estoque
R$141,70

OXALÁ

(O REI DOS ORIXÁS)

 

OXALÁ OCUPA UMA POSIÇÃO ÚNICA      E      INCONTESTÁVEL    DO      MAIS IMPORTANTE ORIXÁ E O MAIS ELEVADO DOS DEUSES IORUBÁS. RECEBEU A TAREFA DE MODELAR O SER HUMANO. CONTA UMA DE SUAS LENDAS    QUE UM DIA OXALUFÃ, QUE      VIVIA       COM    SEU FILHO OXAGUIÃ,  RESOLVEU VISITAR XANGÔ   EM    OIÓ.  PORÉM   UM    ADIVINHO PREVIU QUE A VIAGEM SERIA DESASTROSA     E     QUE    SE      NÃO     QUISESSE     PERDER A VIDA,  O ACONSELHOU A ACEITAR E A FAZER TUDO O QUE LHE PEDISSEM AO LONGO DA   ESTRADA.   E  QUE DEVERIA TAMBÉM LEVAR TRÊS ROUPAS BRANCAS E SABÃO. OXALUFà  ENCONTROU- SE COM EXU DURANTE O CAMINHO, TRÊS VEZES. NAS TRÊS VEZES EXU PEDIU AJUDA AO VELHO REI PARA CARREGAR SEU FARDO E EM TODAS AS VEZES EXU FEZ OXALUFà SUJAR- SE . OXALUFà SUPORTOU    TUDO CALADO   E   FOI   AO   RIO   MAIS  PRÓXIMO LAVAR- SE E TROCAR AS ROUPAS. NA ENTRADA DE OIÓ, VIU UM   CAVALO PERDIDO, QUE ELE RECONHECEU  COMO SENDO   O    CAVALO QUE HAVIA PRESENTEADO A XANGÔ.   NO     MOMENTO     EM      QUE  ELE TENTAVA AMANSAR O ANIMAL CHEGARAM ALGUNS SOLDADOS DE XANGÔ, QUE PENSARAM QUE OXALUFà FOSSE UM LADRÃO   DE   CAVALOS,   PRENDENDO- O   E   MALTRATANDO- O.

O TEMPO PASSOU   E    OXALUFà    CONTINUAVA    PRESO E SEM DIREITO DE DEFEZA.   DURANTE     ESSE      TEMPO      TRAGÉDIAS    E    INFELICIDADES SE ABATERAM     SOBRE   O REINO DE XANGÔ, QUE AO DESCOBRIR A INJUSTIÇA OBRIGOU     SEUS    SÚDITOS A GUARDAR SILÊNCIO, VESTIDOS DE BRANCO E QUE    BUSCASSEM      ÁGUA  TRÊS VEZES SEGUIDAS PARA LAVAR OXALUFÃ. OXAGUIà  FELIZ  COM   A VOLTA DO PAI REALIZOU GRANDES FESTAS. ESTA LENDA    É    COMEMORADA   TODOS    OS ANOS NA BAHIA POR UM CICLO DE FESTAS QUE SE ESTENDE POR TRÊS SEMANAS. 

Camasi Guimarães


TAMANHO: 28  cm

MATERIAL: Resina e pintura.

Devido a natureza dos materiais utilizados no processo de criação e confecções de nossas obras, informamos que poderá ocorrer alterações no acabamento.